Workshop

Planejamento para adoção de tecnologias da Indústria 4.0
05/06/18

Das 8h30 às 12h no Auditório da Assesspro-RJ - Praça Pio X, 55 - sala 901 - Centro, Rio de Janeiro - RJ


Programa

  1. Modelos de I4.0 no mundo
  2. Principais organizações internacionais
  3. Integração vertical e horizontal de TI e TO
  4. As Principais Tecnologias
  5. Modelo de Maturidade para I4.0
  6. Planejamento para I4.0
  7. Desafios da implementação da I4.0
  8. Inovação
  9. I4.0 no Brasil
  10. Financiamento de projetos I4.0 no Brasil

Facilitadores

Marcos Villas é sócio-fundador da RSI. Doutor e Mestre em Administração (IAG/PUC-Rio) e Mestre em Computação (COPPE/UFRJ), Villas tem 36 anos de experiência profissional em TI, dos quais 23 anos em consultoria. Foi analista de sistemas em instituição sem fins lucrativos (IBASE), empresa de mineração (CESBRA) e de engenharia consultiva (Engevix). Foi gerente técnico de uma empresa de consultoria em informática (Tecnosoft) e sócio-diretor de uma empresa especializada em metodologias de desenvolvimento de sistemas (Método Informática, RJ). Na área acadêmica, Villas é Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio desde 1983 e Professor Contratado para o MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações (CASI), vinculado ao Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF desde 2002.

Hilton Marinho é Diretor Associado para Indústria 4.0 da RSI. Graduado em Informática pela PUC-Rio, atua desde 1982 nas áreas de TI e Automação Industrial. Foi analista de automação e analista consultor em empresas de Engenharia (Natron), Software/Banco de Dados (Consist), Industriais (Michelin) e Integração de Sistemas (Medusa). Foi sócio-diretor da Total System-TS Soluçoes distribuidor de tecnologia da Rockwell Automation e integração de Sistemas Industriais. Desenvolveu projetos nos segmentos de manufatura, metais e mineração, papel e celulose, alimentos e bebidas, química, óleo & gás, infraestrutura e saneamento. Experiência em equipes internacionais em projetos integrados de automação desenvolvidos na França e nos Estados Unidos. Foi professor do Departamento de Informática da PUC-Rio na área de sistemas operacionais e linguagens de programação.


Local

O Auditório da Assespro-RJ fica em um prédio em frente à Igreja de Nossa Senhora da Candelária. A estação de Metrô mais próxima é a Uruguaiana. A estação de VLT mais próxima é Candelária.

Dúvidas

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.